terça-feira, 23 de julho de 2013

Saiba um pouco sobre a Cidade do Salvador



 Salvador foi a primeira capital do Brasil até o ano de 1763. Na época de sua fundação  era chamada de “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”, a cidade passou a ser descoberta pelos colonizadores no ano de 1510, quando um navio francês naufragou em terras baianas, trazendo a bordo um dos mais importantes personagens históricos da colonização baiana, Diogo Álvares, conhecido como Caramuru. Caramuru juntamente com a índia Paraguaçu, desempenharam importante papel dentro da história da colonização da Bahia. Por volta de 1536, o rei de Portugal, D João III dividiu as terras brasileiras em Capitanias Hereditárias. Os donos das Capitanias eram chamados de donatários e Francisco Pereira Coutinho ganharam parte do território de Salvador, fundado na época como “Arraial do Pereira”. Coutinho teve o comando do Arraial, mais tarde batizada de “Vila Velha” até 1549 na ocasião da chegada de Tomé de Souza, o primeiro governador geral do Brasil. Juntamente com Tomé de Souza desembarcaram em Salvador seis embarcações com uma comitiva de aproximadamente 10 mil pessoas para fundar sob ordens do rei de Portugal, a cidade de “São Salvador”. 

Atualmente esta cidade é uma das mais visitadas do país, capital da Bahia atrai muitos turistas a cada ano, interessados em aproveitar o calor nordestino, a descontração baiana e a rica cultura soteropolitana. Ela é atraente para os turistas tanto pela beleza natural, quanto pela riqueza cultural que dispõe, tornando-se cada vez mais perversa com os seus moradores, que disputam um lugar no sistema capitalista globalizado. 

Marcada por construções do período colonial, a cidade apresenta igrejas, fortes, palácios e vários casarões no Pelourinho, além de belíssimas praias. Com ruas estreitas e ladeiras íngremes, Salvador é dividida em Cidade Baixa e Alta, que são ligadas na região central pelo Elevador Lacerda.

Seu traçado, ampliado com a modernização e crescimento populacional, imprimiu uma forma de organização marcada pela segregação social, e por que não afirmar, também racial, definida como periferização.

Tornar as periferias o foco da reflexão sobre a Salvador contemporânea tem relação direta com determinados aspectos sócio-culturais, que foram se modificando durante o processo de modernização da cidade e que, ao mesmo tempo, figuram nas comunidades populares, afro-descendentes, como elementos de resistência à dominação cultural e à exclusão social.

5 comentários:

  1. gostei muito de conhecer um pouco de Amaralina, sobretudo da lenda, Continue a escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ray... Também não tinha conhecimento sobre a lenda que originou o nome do bairro, a partir deste trabalho pude conhecer um pouco mais sobre o bairro que passei minha infância e resido até hoje...rs

      Excluir
  2. Lari, gostei muito de do seu blog aprendi muito sobre o bairro de Amaralina.

    ResponderExcluir
  3. Fazendas e fazendas que deram início ao Nordeste de Amaralina e toda nossa Salvador. Trabalho excelente!

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa, sou nascida e criada no bairro e fiquei muito feliz com a descoberta da sua publicação. Estou iniciando na área de Educação e gostaria de trocar umas idéias com você. Como posso contatá-la?

    ResponderExcluir